terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FUNDAÇÃO E FILOSOFIA


Em 16 de Dezembro de 2000, incorporado em sua médium Vanda, na presença de alguns médiuns durante um trabalho espiritual realizado no Vale dos Orixás, localizado em Santo André, o Caboclo Sete Flechas determinou os fundamentos que resultariam na abertura do Templo de Doutrina Umbandista Recanto dos Orixás, baseado nas seguintes normas e fundamentos:

1.     O Templo seria em prol da caridade, não sendo cobrada qualquer quantia por seus trabalhos espirituais;

2.      Seria montado um colégio voltado para os ensinamentos da doutrina e filosofia umbandista;


3.     Nenhum filho da casa ficaria excluído dos trabalhos ou atividades, por não ter condições financeiras de contribuir com as mensalidades ou a aquisição do uniforme adotado pela casa;

4.     O Templo seria mantido pelos médiuns com uma mensalidade e contribuição dos materiais utilizados nos trabalhos. Os médiuns necessitados receberiam benefícios arrecadados pelo Templo.

   Nos dois anos seguintes a este fato, os trabalhos continuaram sendo realizados no Vale dos Orixás.
  
  Em uma festa de Oxossi, no ano de 2002, os médiuns não tinham mais a possibilidade de permanecer com os trabalhos no Vale, por motivo de locomoção, a médium Vanda então, recebeu uma mensagem de seu mentor orientando-a sobre o espaço onde seria fundada a sede física do nosso Templo, espaço este adquirido pela família alguns anos antes, localizado em São Roque.
   
  O primeiro trabalho realizado neste local foi uma festa de Oxossi, onde o Caboclo Sete Flechas em terra determinou que os trabalhos, a partir daquela data, seriam realizados neste local. Foi feito então, o primeiro assentamento do TEMPLO DE DOUTRINA UMBANDISTA RECANTO DOS ORIXÁS.

   No decorrer destes anos, a nossa Casa vem crescendo em número de médiuns e de atendimentos aos consulentes, contando com médiuns de diversos lugares de São Paulo e muitos consulentes de outros estados.


Mensagem do Sr. Sete Flechas do ano de 2004:



“Realizar os trabalhos com muito amor e dedicação de todos, os que estão e os que
virão.
Firmeza nos trabalhos. Quem vier, que venha com amor.
Arrumar lugar adequado para atender quem precisa.
Estender a mão para todos que precisam, sem críticas.
União do grupo, muito respeito onde estiver, pois existe a lei do retorno, portanto faça
com responsabilidade."




Receba vc também a agenda de atividades de nossa Casa!!! 

6 comentários:

  1. Tenho muito orgulho em ter participado desse grupo desde o início e me sinto muito feliz por tudo o que essa casa já fez por mim, minha família e por todos que a procuram até hoje. Muito obrigado Sr. Caboclo Sete Flexas pela oportunidade de fazer parte desse grupo e irmãos de fé!

    Carlos Alberto da Silva (Betinho)

    ResponderExcluir
  2. Amo essa familia e serei eternamente grata por tudo que venho aprendendo ao longo desses anos...
    Obrigado a todos os mentores, Orixás e Guias espirituais que nos amparam e nos guiam por caminhos como esse!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa foi a Festa e Exú e Pombagira no último sábado 10/03/2012.
    Muita energia muita emoção, até Sr. Corcunda se emocionou e emocionou a todos os presentes.
    Parabéns a corimba que tocou com muito amor e levantou a energia o tempo todo e deu ou show no final!

    Um Axé para toda a família TDU que o nosso Pai Oxalá nos abençoes a todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos, dessa família, que festa linda, que energia maravilhosa, parabéns a todos os filhos, consulentes que também participaram e se emocionaram e pincipalmente a curimba que realmente deu um show!!!
    Obrigada Srs. Guardiões, pela Vitalidade deste trabalho; Obrigada Sras Guardiãs pela Emoção.
    Exu é Mojubá!
    Pomba Gira é Mojubá

    ResponderExcluir
  5. Olá família T.D.U. muito Axé pra todos!

    Achei esst texto escrito pelo irmão Alexandre Cumino sobre Exú e Pombagira muito legal e resovi compartilhar.

    "Exu faz o bem e faz o mal? Depende o que você pede para ele?"
    Por Alexandre Cumino

    Até quando vamos aceitar que estas perguntas se tornem afirmações:

    Exu faz o bem e faz o mal!
    Depende o que você pede para ele!

    E dizer que não temos nada a ver com isso!!!

    Até uma criança sabe o que quer dizer cumplicidade,
    ser cúmplice no erro é crime e é burrice,
    ser cúmplice no erro é assumir o carma alheio,
    ser cúmplice no erro é errar duas vezes...

    Exu na Umbanda não é cúmplice do erro alheio,
    Médium caído nas trevas da sua própria ignorância é que
    passa a ser cúmplice do erro alheio e atrai para si entidades negativas que vão envolve-lo em suas tramas de dor, ódio e vingança com encarnados escravos dos próprios sentidos desvirtuados...

    Exu na Umbanda é LEI, é LUZ, é VIDA...

    ACEITAR A IDEIA DE QUE EXU É CÚMPLICE,
    Aceitar a ideia de que Exu faz o Bem e faz o Mal...
    É aceitar que ele seja mesmo o "demônio", "tinhoso",
    "coisa ruim", "trevoso"... tudo menos Exu de Lei e
    na Umbanda Exu sempre vem na Lei, quando tem
    já a liberdade de dar consulta e orientar.

    Exu enquanto guia espiritual está sempre na Lei,
    Exu enquanto guia quer evoluir e quer também a minha evolução,
    Exu enquanto guia é orientador e tem uma consciência maior que a minha.

    Exu é Luz em minha vida, e não é apenas Exu; Pombagira também é Lei, Luz e Vida...

    Já ouvi falar que falo muito de Exu e Pombagira,
    Só não vê quem não quer,
    Exu e Pombagira são ponto forte e fraco na Umbanda,
    forte se conheço e fraco se desconheço...

    Assim como nós, Exu e Pombagira são espelhos de nós mesmos,
    se eu conheço minha sombra, se eu conheço minhas trevas, se eu conheço meu ego, se eu conheço meus vicios, se eu conheço minhas paixões e me proponho a trabalhar sentimentos, pensamentos, palavras e atos então este conhecimento me torna forte.

    Se eu desconheço ou se coloco para debaixo do tapete minhas dores, medos e traumas então passo a me reprimir, me torno hipócrita, e repreendo no outro o que eu gostaria de vivenciar...

    Exu e Pombagira nos ajudam a lidar com estas questões, ajudam a lidar com nosso ego, com nossas dores, com nossas paixões, para vencer nossos desejos desequilibrados e curar nossos sentimentos.

    Pena que tantos olham para Exu e Pombagira e só conseguem ver justamente o contrário, querem usar de sua força e poder para vivenciar ainda mais seus desequilibrios... um dia acordarão... o que é inevitável...

    Por Alexandre Cumino

    Umbanda, eu curto!

    ResponderExcluir
  6. Estávamos presente quando tudo começou......o TDU é minha família...bjs.. Elania

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!!! ;-)